O que é Paisagismo?

O Paisagismo vai muito além da criação de jardins e praças, trata-se de uma técnica bastante específica voltada também para a elaboração de projetos de criação ou substituição de espaços afetados por construções desordenadas.

Sua missão inclui recompor espaços geográficos e organizar a paisagem para criar condições de uso pelo público, utilizando não apenas conhecimentos de botânica e ecologia, mas também de arquitetura e dos costumes da região, combinando cores e formatos para gerar um resultado harmonioso e agradável de convivência.

Segundo recomendações da Organização das Nações Unidas, é necessário que as cidades contem com pelo menos 16 m² de área verde por habitante para diminuir o estresse urbano.

Levando isso em conta, a arquitetura paisagística se mostra uma atividade extremamente valorizada, com um amplo campo de atuação.

Mas mergulhar no mundo da arquitetura paisagística é tarefa para profissionais especializados nesse ramo, como Alex Hanazaki.

São eles que têm o domínio das técnicas que permitem perceber quais os interesses e desejos dos clientes em tornar seus espaços mais bonitos com ajuda do verde e das plantas.

E essa sensibilidade para combinar os elementos e criar a paisagem ideal acaba abrindo oportunidades de trabalho muito promissoras.

A regra do mercado neste segmento é clara: quem estiver mais bem preparado fará a diferença, conquistando mais clientes.

e nós temos um material criado exatamente para isso. Confira nosso curso Ciclo do Encantamento e aprenda a como conquistar os seus clientes.

Por isso, investir no conhecimento sobre o que é paisagismo e como trabalhar com esse conceito em projetos é determinante para se destacar nessa área.

E como dissemos, se engana quem acredita que o paisagismo está relacionado unicamente a criação de jardins e espaços verdes públicos ou na área externa de uma casa ou estabelecimento comercial.

O paisagismo envolve muito mais que isso, e conjuga conhecimentos de diversas disciplinas, além da arquitetura e do urbanismo, como as artes plásticas, a botânica, as relações sociais e culturais, o clima e muitos outras.

Prova disso é a história de vida de um dos maiores arquitetos paisagistas brasileiros, que além de paisagista era artista plástico, designer de joias, ceramista, tapeceiro, escultor e pintor.

Mas afinal, o que é paisagismo?

Paisagismo é a técnica de projetar, planejar, fazer a gestão e a preservação de espaços livres, sendo eles públicos ou privados, urbanos e não-urbanos. Essa área é relacionada diretamente com a arquitetura e o urbanismo e visa, em suma, organizar a paisagem.

O arquiteto paisagista tem a tarefa de repensar o ambiente visando preservar seu solo e cobertura vegetal, garantindo a continuidade botânica do espaço, além de deixá-lo mais bonito e funcional para moradores e visitantes.

Ao procurar um paisagista, clientes geralmente buscam intervenção profissional para a construção de jardins bonitos, que tragam um bom cenário para a convivência em suas casas ou espaços de trabalho.

Mas é sempre importante lembrar que o paisagismo vai muito além da estética.

Também chamado de arquitetura da paisagem, o paisagismo deve levar em conta e harmonizar quatro características importantes em seus projetos:

  1. Geográficas
  2. Hidrográficas
  3. Bióticas
  4. Humanas

Todas elas perseguem uma estética homogênea e equilibrada, considerando outros componentes importantes da paisagem urbana, como vegetação, área construída, circulação de pessoas e a presença de espaços livres.

Um projeto de paisagismo deve ser minimamente invasivo à natureza. Conceitualmente, ele existe, inclusive, para extrair da natureza sua beleza vegetal aliando suas características ao cenário de edifícios e moradias ao seu redor.

O objetivo, em muitos casos, é criar belos jardins, mas para isto, é de responsabilidade do arquiteto paisagista fazer um estudo ambiental e social para dar a esses espaço um valor estético que não deixa de lado as funções práticas para a convivência.

A ideia é oferecer harmonia entre os elementos sem agredir a natureza, reafirmando o compromisso de mantê-la ainda mais presente e forte.

FONTE: Site Viva Decora